segunda-feira, 18 de julho de 2011

Anorexia e Obesidade, CUIDADO



Only Yesterday (Carpenters)


Fala galerinha do bem

Hoje o assunto é sério, não sei o que esta acontecendo, mas reparei que os jovens (a geração saúde) ou estão ficando gordos demais ou magros de mais, ou seja, ou estão obesos ou anorexas. As imagens postadas hoje são chocantes porem verdadeiras.

A ANOREXIA essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto à imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno, mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental.
Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.
Depois de recuperado o próprio paciente, já com seu peso restabelecido e com a recordação de tudo que se passou não sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o fato é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.
Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüetarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem. Karen Carpenter (33 anos 1950 - 1983) o exemplo que lembrei vitima de anorexia

E a OBESIDADE: Bom no meu modo de ver existem varias causa, deste a vida sedentária (hoje as pessoas andam mais de carros e comem mais lanches que antigamente, os anticoncepcionais, um problema hormonal ou simples relaxo mesmo)

As causas da obesidade não são claras, e comer demais nem sempre é a causa. A quantidade de energia (calorias) que o organismo necessita quando está em repouso pode ser importante. Obtém-se energia através dos alimentos ingeridos e a energia não utilizada é armazenada na forma de gordura. Pessoas obesas podem despender menos energia quando em repouso do que as não obesas e também queimam menos calorias porque é mais difícil serem fisicamente ativas.

Os genes herdados dos pais podem afetar o peso. Crianças com pais obesos têm dez vezes mais chances de se tornarem obesas do que aquelas cujos pais não o são. Hábitos alimentares não-saudáveis também podem ser outra causa de obesidade.


Raramente desequilíbrio hormonal causa obesidade.

O 1º passo para se livrar desse incomodo é a avaliação da dieta. Para ajudá-lo a perder peso, sua dieta deverá conter menos calorias do que o seu corpo precisa para manter o seu peso ideal. Um nutricionista prescreverá uma dieta e que contenha menos calorias, mas que seja saudável e que permita a perda de peso com segurança. Sua dieta deverá proporcionar a perda de 0,5 a 1 Kg por semana. Não siga dietas rápidas e fantásticas ou tome drogas que inibam seu apetite.

Pois é pessoal, tanto a ANOREXIA quanto a OBESIDADE estão ai, tenha um corpo saudável, mas não venha com essa que sempre tem que perder 2 kilos, coma de tudo mas mantenha um limite e principalmente mantenha o corpo sempre ativo.

Beijos galera até a próxima

Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário