terça-feira, 16 de agosto de 2011

Religião e Espiritualismo combinam?



paraiso escondido - instrumental



Fala galerinha do Bem

Pessoal quero falar de algo sem causar polemica, mas quando o assunto e RELIGIÃO acaba dando rolo, nos temos que ter uma religião certo? Mas não podemos perder nossa ESPIRITUALIDADE, o nosso eu, a nossa força interior, aquela que nos faz pensar, agir, o nosso algo mais. Espiritualidade é diferente de religião, essa não é apenas uma e sim milhares, quanto à espiritualidade é uma só, uma é para os que dormem e a outra para os despertos.

A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhe diga o que fazer, querem ser guiados, a espiritualidade é para aqueles que prestam atenção a sua voz interior.

A religião tem um conjunto de regras, você não pode fazer isso, não pode fazer aquilo, usar mini saia é pecado, televisão em casa não pode assistir nada, a espiritualidade o convida para raciocinar sobre tudo a questionar tudo, você tem vida própria e desejos próprios.

A religião ameaça e amedronta, Deus vai castigar, assim não vai para o céu, a espiritualidade lhe da paz interior.

A religião fala de pecado e culpa, seu pecado e sua culpa, a espiritualidade lhe diz “APRENDA COM O ERRO”.

A religião reprime tudo, faz-lhe falso, a espiritualidade transcende tudo, faz-lhe verdadeiro deixa ser você.

Enquanto uma inventa a outra descobre, a religião não indaga nem questiona já a espiritualidade questiona tudo.

A religião é humana, é uma organização com regras coisa que a espiritualidade não tem, você faz suas regras, deste que não prejudique e nem va se prejudicar.

A religião é causa de divisões, veja quantas religiões temos, quantas pessoas divididas em busca da mesma coisa, a espiritualidade e união. Enquanto a religião te busca para que acredite a espiritualidade você tem que acreditar para buscá-la.

A religião segue preceitos de um livro sagrado, seja ele qual for, a espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião nos faz renunciar o mundo, viver exclusivamente dentro de sua crença, a espiritualidade nos faz viver em Deus, enquanto uma é adoração a outra é meditação.

Religião sonha com a gloria e o paraíso, a espiritualidade nos faz viver a gloria e o paraíso aqui e agora.

A religião vive no passado e no futuro e enclausura nossa memória, a espiritualidade liberta nossa consciência e nos faz viver o presente.

E por fim a religião promete para depois da morte a espiritualidade a encontrar o Deus interior em nós mesmo.

Seja você de que religião for, nunca perca sua espiritualidade, pois o objetivo é sempre o mesmo, chegar em DEUS.

Beijos galera até a próxima

Ale

6 comentários:

  1. Perfeitas as suas colocações meu amigo, é assim mesmo q as coisas tem q serem vistas...e é assim q eu vejo a minha "religião", uma doutrina q me liberta, esclarece e q não me amedronta...mas me dá coragem de seguir em frente sabendo q se eu cair aqui, ou errar alí, eu tenho um grande PAI de amor q vai me ajudar a evoluir e progredir sempre !

    ResponderExcluir
  2. Olha amei!!!!Muito bem colocado estou amando seu blog!!!Abraços e tenha uma boa tarde e aguardando mais sobre a palavra Amizade!!!! Amo ler sobre isso e sobre os idosos,e sobre a felicidade.
    Abraços..fica com deus...

    ResponderExcluir
  3. A religião é boa ou ruim, na medida em que nos deixamos guiar por Deus. Sendo verdadeira esta é repleta de espiritualidade, creio que podemos ser felizes dentro da religião, aliás eu sou muito feliz no Catolicismo. Vejo pessoas que se dizem religiosas, mas que dão contra-testemunho da fé que professam, mas também vejo pessoas que se dizem espiritualizadas em um eterno sobe e desce de emoções, em um dia estão eufóricas, no outro á beira do abismo, assim chego à conclusão que os dois caminhos são válidos desde que vividos com autenticidade e respeito. Abraço, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Sim, pois religião significa religar, e neste caso se uma pessoa é espiritualista, automaticamente ela esta se religando ao divino.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Amigo, há tempos queria ler ou ouvir o que te movia sendo que certa vez, você me disse que tinha uma visão diferente sobre este assunto, fiquei curioso: Sempre pensei em perguntar mas, faltava lugar para se ter a resposta, pois bem sou adepto da filosofia de descartes na qual ele diz que Deus não é o que castiga e sim que cada ser acorrenta-se a se próprio, pois Deus é justo não cruel. Cada homem escolhe o que trilhar isso é bem verdade e tendo um porto para assegurar-se ou um exemplo próximo é mais conseqüente que se tenha chance de ouvir, o que o Espírito lhe diz aquele Abraço Keridão !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Xandão!

    Parabéns pelo blog e pela coragem em abordar assuntos espinhosos.

    Como comentei no Facebook, fico com a frase que ouvi no filme "O Vôo da Fênix":

    "Prefiro a espiritualidade que nos une à religião que nos separa."

    Um BIG abraço!

    Edson

    ResponderExcluir