quinta-feira, 23 de junho de 2011

A televisão nos deixa burro de mais



Televisão - Titãs (sugestão do meu amigo irmão Tharso)

Fala galerinha do bem

E ai como vocês estão, se divertido bastante, muita quermesse, vinho quente, quentão, pinhão, eu pra falar a verdade fui em duas quermesses, com direito a bingo, pescaria, quadrilha e banda ao vivo, só que na boa, percebi que a grande maioria dessas quermesses são tudo garotada de 14 a no Maximo 20 anos, ai colocam uma banda para ficar tocando só musicas de 1900 e bolinha, em um dia uma banda só de Beatles, na semana seguinte um dupla sertaneja tocando só Aline, o Milagre da flecha, Fuscão preto e por ai a fora, mandaram a mulecada embora, até eu me mandei.

Pior é que sem sair muito, tenho assistido mais programas de TV, se é que podemos chamar de programas certas coisas que passam, falar que esse ou aquele é ruim, é pior estarei sendo radical pois classificamos como ruim aqueles que não acrescenta nada nossa cultura. Assim como os melhores são os classificados por nós como algo que trará crescimento diversão e cultura.
Ou seja classificar como pior ou melhor é incoerente pois cada um possui uma necessidade cultural.

Mas não da para agüentar certos programas destinados a crianças, jovens, adulto e idosos. Vamos a alguns exemplos, mas quero deixar claro que não estou classificando como bom ou ruim, só que não me acrescentam nada:

Márcia Goldsmith: Há alguns anos atrás, tínhamos o Programa do Ratinho, que obrigatoriamente, todo dia, trazia-nos a “diversão” de ver a abertura de um Exame de DNA no palco. Eu sempre torcia para que o exame desse negativo, para ver a cara dessas minas que iam no programa; grande maioria delas fazendo parte do típico grupo populacional "quero engravidar pra ganhar pensão e não ter que trabalhar o resto da vida".
Márcia hoje possui um programa que é um remanescente dessa era, todo dia com algum caso exdrúxulo, para colocar alguém no detector de mentiras.

Planeta Xuxa / Xuxa Park: Eu cresci vendo o Show da Xuxa. Na época (mais ou menos 1985 quando ela veio para a Globo) o Xou da Xuxa era um programa com algumas brincadeiras e muitos desenhos que traziam a história de heróis com moral e bons costumes, como He-man e os Smurfs. No final de cada história do He-man, ele ainda vinha até a tela e lhe dava um conselho ético. Hoje em dia, o Xuxa Park / Planeta Xuxa é uma tentativa frustrada de viver os bons momentos do programa. Jogos cada vez mais imbecis, uma Xuxa ficando cada vez mais sem graça, e um gênero de programa obsoleto tentando se modernizar, fazendo deste programa um frankenstein televisivo.

MTV: Mais uma emissora voltada única e exclusivamente para o público jovem, no meu modo de ver nenhum quadro ali se salva, talvez o melhorzinho seja - Hermes e Renato, um besteirol que em sua simplicidade e ignorância, consegue genuinamente divertir, e tem um pouco de inteligência (por incrível que pareça). Porém, Hermes e Renato sozinhos não são páreo para a onda infeliz de programas horríveis apresentados por VJs horríveis como LÉO MADEIRA e PENÉLOPE; programas que aconselham sobre sexo, sobre clipes de música, sobre o cenário nacional da música.

Big Brother Brasil: Todo dia tem festa na casa normal, toda semana tem uma prova que vale algum prêmio na casa normal, a casa normal tem um líder, e toda semana alguém vai embora. Fazem parte dos estereótipos a morena burra, loira burra, vagabunda, idosas, caipira boladão, afro-brasileiro boladão, alemão boladão, e os gays. Todas as mulheres, assim que saem da casa, já possuem contrato com a Playboy. (exceto a velhas). Programas como o Big cria a ilusão de que o ser humano "normal" é atlético, bonito e perfeito. Caso tenham assistido alguma vez, você viram que todos os integrantes ou estiveram na mídia de alguma forma, ou de alguma agencia de modelo, eu não conheço nenhum Zezinho da esquina que tenha ido, minto um amigo apareceu no NEM BIG NEM BROTHER no Multishow, que nada mais é os vídeos que mandam para as inscrições do programa, não preciso falar que só aparece figura né.

Turma do Didi: Me lembro muito bem entre 1977 a 1995, quando os Trapalhões saíram da grade de exibição da Rede Globo, o programa de Renato Aragão era excelência em humor na televisão brasileira, sendo assistido por crianças, jovens, adultos e idosos. Hoje, com a morte de Zacarias e Mussum, e a separação de Dedé Santana e Didi Mocó, Didi recorre a humoristas de péssima qualidade para tentar continuar aquele que considerei o mestre do humor. Trouxe novamente Dedé para ser mais uma vez o escada, trouxe para o programa Jacaré (dançarino do Tcham) para ser um MUSSUM, trouxe um baixinho de voz irritante para ser o Zacarias e mais um monte de comediantes longe de comedia para tentar salvar um programa que no meu modo de ver acabou com a morte de seus dois principais integrantes (MUSSUM e ZACARIAS).

Malhação: "Malhação" estreou em 24 de abril de 1995, como uma novela direcionada a um público mais jovem, que se passava em uma academia - daí o nome do programa. Eventualmente, "Malhação" passou a ser em uma escola, lanchonete, cursinho, e por aí vai, e o nome já não faz mais nenhum sentido. É atualmente a versão tupiniquim de Barrados no Baile, que serve como laboratório para atores jovens, mas o triplo de mensagens para adolescentes, que faz com que a sensação de assistir a um capítulo seja semelhante à de ter uma batedeira ligada dentro de sua caixa craniana.

Superpop / Luciana Gimenez: Luciana Gimenez, que só conhecemos graças ao “Mick Jagger", é a apresentadora deste programa da RedeTV!, na minha opinião e de muitas outras a pior emissora da atualidade. A especialidade do programa Super Pop é ofender o público - todo programa, ela leva pessoas de ideais COMPLETAMENTE OPOSTOS, sendo que um deles com certeza vai causar um grande auê no programa, enviando toda sorte de baixaria diretamente para sua casa. A última vez que tive notícias, ela levou no palco o cantor e compositor de funk, Mr. Catra, autor da música CARTÃO DE CRÉDITO (onde na coreografia ele enfia um cartão entre as nádegas da dançarina) e um pastor evangélico, pior disso tudo é que participei de um programa dela, afffffffffff.

Domingo Legal / Gugu Liberato: Gugu Liberato já foi considerado um dos gênios da televisão. Seus programas eram inovadores, e quem se lembrar do programa da disputa entre países, deve se lembrar de um dos bom programas que ele apresentou. Porém, há tanto -ou mais- tempo que o Domingão do Faustão, Gugu Liberato começou a apresentar o programa DOMINGO LEGAL, na emissora do Patrão (Silvio Santos). O programa, basicamente, era uma disputa entre 3 celebridades, fossem elas daonde fossem, e contava com diversos quadros. Eventualmente, um dos quadros passou a ser a "Banheira do Gugu", onde 10 sabonetes eram jogados e uma das participantes do lado das mulheres entrava na banheira com um dos homens. Primeiro, o homem tinha que pegar os sabonetes, com a mulher atrapalhando-o. Depois, a mulher tinha que pegá-los, com o homem agarrando-a. Cansei de ler em revistas, na cadeira de espera do dentista, sobre mães reclamando de primos que brincavam com suas filhas de 'banheira do gugu', ou que seus filhos faziam o mesmo com as primas. Eventualmente, o nível do programa do Gugu começou a decair cada vez mais, incluindo a célebre vez em que o ator Jean-Claude Van Damme veio ao programa de calça de moletom e sem cueca, e a Gretchen começou a se esfregar nele. O comentário de Gugu ficaria para sempre nos anais da televisão brasileira:
"-TÁ DURINHOOOOOO!!!!! Ó LÁ GENTIIIIII!!!!"

Só recentemente o programa do Gugu criou um novo quadro, onde ele envia uma família de volta para o nordeste. Todos eles dão o mesmo conselho: "NÃO VENHAM PARA SÃO PAULO, SÃO PAULO É UMA ILUSÃO. Hoje ele esta na Record mas o programa continua uma porcaria, a mesma formula que já vinha fracassando no SBT.

Por essas e outras que muita gente esta com TV por assinatura, procurando uma saída áudio/visual para os dias de chuva e pouco dinheiro no bolso, para quem não assina nenhum canal pago, conselho: DESLIGUE SUA TV, vai fazer bem para seu bolso e para sua inteligência

Beijos galera

Até a próxima

Ale

Um comentário:

  1. Meu! Hj msm minha filha comentou sobre isso(detalhe, ela tem 16 anos), dizendo q cada vez q assiste televisão se arrepende mais um pouco, rsrsr.
    Definitivamente, hj a TV, ou melhor, os programas q passam nela estão cada dia piores e deixando as pessoas mais bitoladas do q são.
    Triste isso.

    ResponderExcluir